Seleção Genética
Critérios
São diversos os critérios considerados no nosso processo de seleção, e todos eles de uma maneira ou outra influenciam no processo seletivo, abaixo citamos os que focamos e consideramos como principais, associando os demais a estes como forma de acelerar e melhorarmos ainda mais os resultados de seleção:
- Reprodutivos:
- Fertilidade
- Habilidade Materna
- Produtivos:
- Ganho em Peso
- Acabamento
- Temperamento
1a) Dentro de um sistema pecuário de ciclo completo, acreditamos ser a fertilidade o principal objetivo para viabilizar economicamente uma propriedade. Esta característica junto com idade ao abate, influencia diretamente no percentual de desfrute, onde quanto mais bezerros desmamados no ano mais animais abatidos no final do ciclo considerando-se um número fixo de matrizes. Esta característica é altamente influenciada pelo acabamento, no caso das fêmeas, acumulando gordura como reserva energética e capacidade de parir anualmente um bezerro pesado.
1b) Também a habilidade materna influencia no desfrute do rebanho, quando o bezerro desmamado pesado, encurta a idade de abate e a entrada das fêmeas em reprodução.
2a) Ganho em peso da mesma forma, inicia-se ainda na fase materna e deve ter continuidade após esta fase. Maior ganho diário significa abater um animal com 18/24 meses ao invés de 33/36. Isso representa um enorme salto em termos de desfrute e produtividade.
2b) Acabamento está altamente ligado a possibilidade ou não de um animal sair da propriedade, não basta estar pesado, é necessário que esteja acabado. Isto muitas vezes retarda o abate em 6 ou até 12 meses.
2c) Temperamento, não há animal bravio ou agitado que engorde em curto prazo de tempo, quanto mais dócil mais jovem o animal será terminado e abatido, além de facilitar o manejo e diminuir acidentes.